O trabalho consome grande parte das horas de nossos dias, por isso, ter uma rotina agradável é fundamental para manter a saúde e a vitalidade na hora de fazer aquilo que a gente ama. Afinal de contas, não há amor que sustente uma rotina demasiadamente estressante, não é mesmo?
A rotina de um grommer é cheia de fofura, carinho e muitos pelos J, mas, se engana quem pensa que a profissão é feita apenas de coisas lindas e agradáveis. Além de lidar com o humor de cada pet, ser um profissional de banho e tosa exige força, agilidade, paciência e muitas outras habilidades.
Por isso, uma dica infalível para garantir a vitalidade na hora de cuidar dos pets, é ser adepto da ginástica laboral. Confira a seguir os benefícios da atividade e saiba como fazer alguns exercícios.
Benefícios
Nosso corpo é projetado para se movimentar, os benefícios de uma atividade física, mesmo que leve, são inúmeros e garantirão a você mais disposição, bem estar, melhora da postura corporal, flexibilidade, resistência e coordenação, prevenção de doenças funcionais como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Além de tudo isso, a ginástica laboral é um ótimo remédio também para o nosso cérebro. Ao se exercitar o organismo libera para o corpo substâncias que promovem o bem estar de forma instantânea.
Se você é dono de um pet shop ou se trabalhar com uma equipe de groomers, incentive sua equipe a praticar a ginástica laboral. Além de promover uma integração com seus funcionários, certamente eles se sentirão satisfeitos com o seu cuidado com a sua saúde e isso trará inúmeros benefícios para eles e também para os pets.
Lembre-se, eles podem não falar, mas seus donos entendem e sabem quando um ambiente provoca o sentimento de alegria e segurança em seus animais de estimação, por isso, ter uma equipe feliz, motivada e disposta para o trabalho é tão importante.
Confira agora uma listas de exercícios simples que podem melhorar a rotina de todo groomer
A prática de exercícios laborais exige disciplina, para garantir seus bons resultados, mas a vantagem é que, por serem simples, podem ser feitos em qualquer lugar e sem consumir muito tempo do seu dia.
Uma rotina de exercícios laborais tem 3 etapas. A primeira, antes do trabalho, consiste em atividades preparatórias, na segunda etapa, estão os exercícios compensatórios e por fim, existe a fase de relaxamento. Por serem exercícios simples, você pode começar agora mesmo a investir no seu bem estar na hora do trabalho.
Veja alguns deles abaixo:
- Fique de pé em frente à mesa, apoie as mãos com os dedos voltados para si mantendo os braços retos. Mantenha-se na posição por 30 segundos. Esse exercício evitará dores nos braços.
- Esse exercício funciona também para alongar os antebraços . Estique os braços para a frente. Deixe a mão direita com os dedos para cima e, com a outra mão, faça força contra si para trazer os dedos para frente solte os braços apenas quando completarem 30 segundos
- Sente-se com a coluna reta. Coloque a mão direita na orelha esquerda, passando o braço por cima. Puxe a cabeça para o lado direito e mantenha essa posição por 30 segundos. Repita para o outro lado. Esse exercício é ideal para evitar ou aliviar a tensão no pescoço durante o trabalho
- Cruze os dedos das mãos na sua frente. Levante os braços, levando as palmas das mãos para cima, fazendo força. Fique nessa posição assim por 30 segundos e sentirá um grande conforto no corpo inteiro.
- De pé com as costas encostadas na parede. Levante uma das pernas, formando um ângulo de 90º com o joelho. Coloque as mãos por cima do joelho e puxe-o para cima, sentindo toda a perna se alongar.
- Junte com um colega de seu trabalho para fazer esse exercício. Fiquem um de costas para o outro e deem as mãos. Cada um deve levar o corpo para frente, a fim de alongar as costas.
Nessa lista, acrescente todos os exercícios de alongamento que você já aprendeu em sua trajetória e veja como a ginástica laboral vai fazer bem naquela hora de estresse no trabalho.
Dica Bônus:
Como groomer, você precisa (e muito) de seu corpo para trabalhar, por isso, não abra mão de atividades físicas regulares. Mas, antes de começar qualquer aventura fitness, lembre-se de seguir as recomendações de seu médico e de um profissional de educação física.
Gostou do que aprendeu hoje? Sim, é verdade que seu corpo precisa estar forte para o trabalho, mas nada adianta sem a técnica certa na hora do Banho e Tosa. Para garantir a qualidade de seu trabalho de forma saudável pra você e para seu pet, venha aprender tudo sobre se tornar um grommer aqui na Estimação Pet School. Confira!